Tratamento - Prótese Dentária

(Clique para ouvir a narração do conteúdo)

Prótese Dentária

Tenha uma Prótese Estética e Funcional Feita com Materiais Modernos e Recursos Avançados

As próteses dentárias são desenvolvidas para substituir um ou mais dentes perdidos a fim de conferir a aparência mais próxima possível do natural – devolvendo, assim, as características e funções dos dentes.

Além da estética, que possui um poder inegável na autoestima e autoconfiança do paciente, as próteses dentárias também são importantes para manter as funções mastigatórias, fonéticas e proteger funções articulares.

Seja para perdas parciais ou totais dos dentes, existem diferentes tipos de próteses que se adaptam às necessidades específicas de cada paciente.

Prótese Total Removível
Prótese Total Removível – conhecida como dentadura

Em geral, podemos classificar as próteses dentárias em dois tipos: próteses fixas ou próteses removíveis, e elas podem ser totais ou parciais. Conforme o próprio nome já indica, totais são para repor todos os dentes ausentes, já as parciais somente alguns. Tanto a prótese fixa como a removível podem estar associadas a implantes dentários ou a dentes naturais, para retenção, apoio, estabilização ou fixação.

A Vita Clínica Dental utiliza-se de técnicas modernas para desenvolver soluções extremamente eficazes para cada caso.

O dentista irá determinar qual o tipo de prótese é mais apropriado. A escolha depende, entre outras coisas, do número de dentes a serem substituídos e do custo do tratamento.

As próteses são feitas sob medida, a partir de modelos (réplicas) de sua boca, realizando sempre os ajustes necessários para que elas fiquem confortavelmente encaixadas.

Embora as próteses não sejam exatamente iguais aos dentes naturais, com o avanço das técnicas e a utilização de equipamentos e materiais modernos, elas oferecem uma aparência mais natural, um maior nível de conforto – fazendo com que a pessoa se adapte mais rapidamente – e têm excelente acabamento e durabilidade.

Próteses Fixas

Como o próprio nome sugere, a prótese fixa não pode ser removida, uma vez que é fixada de forma definitiva. Nesta categoria estão as chamadas coroas e as pontes fixas, as quais são fixadas aos dentes ou a implantes.

De forma geral, a prótese fixa é recomendada para quem perdeu um ou alguns dentes, mas que ainda tem outros dentes saudáveis próximos para sustentá-la; ou para os pacientes que perderam todos ou quase todos os dentes, neste caso, os implantes podem ser os pilares de apoio para ela.

As próteses fixas oferecem mais conforto aos pacientes e uma estética muito boa, semelhante à de um dente natural.

Prótese Fixa Total para apoiar sobre alguns Implantes
Prótese Fixa Total para apoiar sobre alguns Implantes

Próteses Removíveis

As próteses removíveis convencionais são comumente chamadas de “dentadura” ou de “roach”. Elas são próteses dentárias que podem substituir um ou mais dentes e ser removidas pelo paciente para que seja feita a higienização.

A vantagem da prótese removível, quando convencional, é ser um tratamento mais simples, sem a necessidade de cirurgia e facilidade na higiene. Todavia, se comparada à prótese fixa, tem menor estabilidade.

As próteses removíveis também podem ser suportadas por implantes, nesse caso, o tratamento é mais elaborado. Estas recebem o nome de “sobredentaduras”.

Prótese total removível - sobredentadura
Prótese total removível - sobredentadura (apoiada sobre alguns implantes)

Entre em contato

Use o formulário abaixo para dúvidas, comentários ou cotações.