Emergência Odontológica

(Clique para ouvir a narração do conteúdo)

Emergência Odontológica

O que devemos fazer quando isso ocorrer?

A dor e o desconforto nos dentes ou na cavidade oral, que são difíceis de suportar, são casos em que se deve procurar um serviço odontológico imediatamente.

Na maioria das vezes, somente com analgésicos não é possível reduzir a dor.

Você sabe exatamente o que pode ser considerado uma emergência odontológica e o que fazer nesses casos?

Chamamos de emergência odontológica toda situação que causa dor ou desconforto e que tenha origem na cavidade oral, seja nos dentes, nas gengivas, na bochecha, na língua ou nos ossos da região. Tais como:

  • Dor de dente intensa de início súbito
  • Fratura ou perda de um dente
  • Ferimento na bochecha ou na língua
  • Cortes e laceração na gengiva
  • Descolamento da coroa de um dente
  • Abscessos dentários
  • Objetos presos entre os dentes
  • Qualquer trauma na região da boca

Em casos de emergência odontológica, o primeiro passo é manter a calma e não tomar medidas precipitadas sem a orientação de um profissional qualificado.

Em casos de emergência odontológica, o primeiro passo é manter a calma e não tomar medidas precipitadas sem a orientação de um profissional qualificado.

Em casos de fraturas de dentes, lave e guarde o fragmento e leve-o ao dentista para ver se é possível a colagem.

No caso de queda de dentes por traumas, enxague o dente com água limpa para retirar sujeiras, mas não esfregue a região da raiz do dente; guarde-o em soro fisiológico e leve-o o mais rápido ao seu dentista. Você pode também tentar encaixar o dente de volta no local da gengiva e, em seguida, procurar atendimento.

Se ocorreu a queda de um dente de leite, antes da fase em que isso era esperado, não tente encaixar o dente de leite de volta na gengiva, pois isso pode prejudicar o dente permanente, que se encontra logo abaixo.

Guarde o dente em um recipiente com leite, água salgada ou saliva do próprio paciente e leve a criança imediatamente ao consultório odontológico.

Se algum objeto ficar preso entre seus dentes, dependendo do material, você pode tentar retirá-lo cuidadosamente com um fio dental. Não use nenhum instrumento pontiagudo ou afiado para a retirada do corpo estranho. Se você não puder remover o objeto, procure um dentista.

No caso de um corte por uma mordida ou outro objeto, pressione o local com gaze para estancar o sangue. Você também pode aplicar compressas frias na face para reduzir a dor e o inchaço. Se o sangramento continuar, procure ajuda especializada.

Evite qualquer medicamento, caseiro ou não, e procure imediatamente um atendimento odontológico.

É fundamental procurar atendimento em uma clínica munida de profissionais preparados e equipamentos adequados para o atendimento exigido.

A Vita Clínica Dental conta com uma estrutura moderna, tratamentos personalizados e uma equipe multidisciplinar que está pronta para lhe atender. Em caso de Emergência, ligue: 2490-5432 / 2490-0207 / 99944-6406 / 97037-8234